Estudos comprovam: Mais Natureza em casa menos estress

Estar em contato com a natureza faz toda a diferença em sua vida e estudos comprovam que esse contato ajuda a diminuir suas chances de sofrer de ansiedade e depressão na vida. Pesquisas de cientistas ingleses e finlandeses mostram que quem mora perto da natureza têm uma saúde melhor do que as moradoras de locais totalmente urbanos e, ainda, que mesmo após mudar de endereço, os benefícios permanecem por anos.

“…Estar em ambientes naturais pode ser uma maneira quase imediata de melhorar o humor para as pessoas que vivem em cidades”, diz Gregory Bratman, aluno de graduação do Programa Interdisciplinar Emmett de Meio Ambiente e Recursos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que estuda os efeitos psicológicos da vida urbana.

Morar perto da Natureza em casa faz bem

Então já está mais que na hora de você ter uma vida mais tranquila, não acha? E nós vamos te ajudar nisso. Confira 10 formas essenciais de levar a natureza para o seu dia a dia e faça uma avaliação pessoal: qual dos tópicos abaixo você coloca em prática? Se você fizer pelos menos 5 deles, com certeza está no caminho certo para uma vida menos estressante, mas se fizer menos de 5, cuidado você deve estar bem estressado no dia a dia.

1 – More em locais próximos a natureza

Isso é bem fácil para quem mora na Serra em Petrópolis, por exemplo. Todos os bairros, até mesmo o centro da cidade, possuem muita natureza a sua volta, seja a vista das montanhas, seja das árvores no seu caminho ou do jardim das casas e condomínios.

Morar perto da Natureza em casa faz bem

2 – Caminhadas e Passeios por Parques

Se morar em um local de abundante natureza não for o bastante, então busque morar próximo a parques também ajudam muito, pois você pode acordar e caminhar pelo parque levando para você uma sensação de tranquilidade quase que imediata.

Parque Cremerie, próximo ao Quitandinha, Petrópolis RJ

Parque Municipal de Petrópolis em Itaipava.

3 – Plantas em casa

Mesmo que na correria do dia a dia ver sua planta ou flor bem bonita em sua casa e bem florida faz um bem muito grande para a alma. É como se a planta pudesse absorver o que lhe faz mau no dia a dia e, ao fazer isso, ajudasse a compor o ambiente de aconchego e lar que você busca ao chegar em casa.

Plantas em casa e Mais Natureza em casa faz bem

 4 – Pequenos jardins

Mesmo que você tenha apenas uma pequena varanda não deixe de ter um cantinho reservado para suas plantas para ter os mesmos benefícios que comentamos no tópico anterior.

Pequenos jardins em casa e Mais Natureza em casa faz bem

5 – Hortas em casa

Temperos naturais possuem um sabor único por estarem fresquinhos e terem crescido sem agrotóxicos. Imagine-se cozinhando e, ao perceber que você precisa de cebolinha, simplesmente vai até o vaso do tempero plantado e pega para usar na hora na comida. Uhmm! Sabor inigualável e um calor na alma pelo contato com a natureza.

Hortas em casa e Mais Natureza em casa faz bem

6 – Fazer feira ou ir até a um Hortifruit

Pelo mesmo motivo que cozinhar usando temperos faz bem para nosso dia a dia também faz bem ir a uma feira ou Hortfruit pegar frutas e legumes bem fresquinhos para sua saúde e alimentação ficarem ainda melhor.

Fazer feira ou ir até a um Hortifruit Petrópolis

 

7 – Praticar Exercícios e esportes em meio a natureza

Pode ser uma simples caminhada ou até natação, pratique um esporte em meio a natureza constantemente e veja como o seu humor mudará para melhor completamente!

Parque Natural Municipal, centro, Petrópolis RJ

8 – Brincar com animais de estimação

Ok, esse tópico não fala muito sobre natureza, mas não podíamos deixar de fora já que o nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar mais tranquilidade em sua vida. Os animais de estimação são ótimos companheiros e, por simplesmente brincar com eles você relaxa sua mente e foca naquela diversão. Gatos, cachorros, passarinhos… todos eles são bons companheiros que nos ajudam e muito em levar melhor qualidade de vida.

Brincar com animais de estimação faz bem a vida e a casa

 

9 – Parar alguns minutos todos os dias para admirar a natureza

Acordar e ver a natureza da sua janela, pegar temperos frescos de sua pequena horta, regar uma pequena planta em sua sala ou caminhar em um parque próximo de casa ou simplesmente parar o seu trabalho por alguns segundos para contemplar uma montanha e a vista de sua janela. O simples fato de parar tudo para ver uma bela vista já relaxa e ajuda você a obrigar a sua mente a diminuir a velocidade de pensamento.

Parar alguns minutos todos os dias para admirar a natureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *