Inspiração da França para a sua casa

Quando pensamos em decoração, a decoração europeia costuma surgir como forte inspiração? Dentre todos os lindos países da Europa, a França é um dos países favoritos dos brasileiros amantes das artes, cultura, gastronomia, arquitetura e que reflete essas inspirações na ambientação decorativa.

A França é um país rico em diversidade cultural e tem muito a oferecer em questão de decoração!  Que tal então trazer um pouco desse estilo para  sua casa? Isso se a sua casa já não tiver muito mais do estilo francês do que você imagina.

Se você quer dar um charme a sua decoração, a decoração Parisiense é ótima. Ela reflete todo o estilo clássico, uma vez que a burguesia francesa desfrutava de luxo e glamour.

Se gostou da ideia, confira nossas dicas! Mas lembre-se, o estilo francês ao mesmo tempo em que é clássico, usa acabamentos imperfeitos, texturas ásperas para compor um visual antigo e rústico. Vamos conferir?!

 

Dica 1: Cores, Tecidos e Estampas

A decoração francesa mistura o clássico e o contemporâneo, e esta linha deve ser seguida também nos lares. Aposte nos detalhes pretos e vermelhos e prefira tons suaves para as paredes. Os franceses são adeptos dos tons pastéis ou nude, detalhes no dourado e rosa e também encontramos combinações em preto e branco.

Já as suas estampas são o floral, veludo, toile, paisley e listras verticais, e podem ser aplicados nos móveis, nas janelas, nas roupas de cama e na parede. E não podemos esquecer de seda para cortinas e tecidos, além da porcelana para jarros.

 

 

 

Dica 2: Invista no Papel de Parede

Outro toque clássico que você pode adotar é o papel de parede.  Se a intenção é dar sofisticação, as cores que mais são utilizadas são os tons pastéis, nude, rosa e dourado. Mas para quem quer adquirir o toque francês e deixar sua casa mais moderna, adote as cores vermelhas e pretas.

Mas a cor mais predominante da decoração francesa é o branco então use e abuse desses detalhes brancos.

Dica 3: Dê um aspecto Francês em seus Móveis

Se você não possui imóveis franceses mas quer dar aquela toque francês, basta dar a leveza dos detalhes decorativos com o romantismo dos objetos de arte. O aspecto  romântico na mobília é característica do estilo provençal, que se originou na região do sul da França. Os móveis são geralmente de madeira e pintados de cores claras, e, se for possível, optar pelo chão de madeira também. Os móveis devem apresentar curvas e detalhes decorativos à sua volta.

Outro estilo que você também poderá adotar são móveis e itens decorativos em preto e vermelho  que darão às paredes brancas um toque diferente nos cômodos.

 

 

 

Dica 4: Decoração Estilo Provençal

Inspirada nas províncias sudeste do país, a decoração neste estilo é a mistura do rústico e a simplicidade dos detalhes. Esse estilo é derivado das casas rurais e do modo de vida simples da região sudeste francesa, a Provença.

O uso do branco, estampas florais e móveis com aspectos desgastados fazem parte do estilo. Um quarto romântico, com uma decoração parisiense, por exemplo, pede uma penteadeira provençal.

A dica é não carregar no branco e compor com outras cores e materiais, como o ferro, o cobre, a madeira natural e a pedra e combinar estampas diferentes, como floral com listras, sempre em cores próximas ou parecidas.

 

Dica 5: Objetos de Decoração

São vários os objetos que podem ter um toque francês.  Estampas e miniaturas da Torre Eiffel estampada, pôsteres, almofadas, mural de fotos e adesivos de marca como Chanel.

Para quem gosta de perfumes, quem sabe montar um cantinho francês com uma penteadeira para se perfumar e maquiar?

quarto-de-estilo-frances

 

Batizados em homenagem ao Luis XV de Bourbon, rei da França no século XVIII,  outro estilo da decoração parisiense são os aparadores Luis VX.  Assim como as penteadeiras provençais, os aparadores são conhecidos pelo design rococó, que realçam a sua sofisticação.

 

 

Dica 6: Deixa sua casa com o cheirinho da França

Quando falamos de França, lembramos sempre dos famosos perfumes, afinal o país é reconhecido por suas fragrâncias únicas. Por isso, não se esqueça que sua casa deva ser sempre muito perfumada, afinal, uma decoração deve estimular todos os seus sentidos, até mesmo o olfato!

Dica 7: Deixe seu Banheiro com todo Glamour

Um dos objetos mais clássicos da frança é a banheira. Mas não é a banheira a qual estamos acostumadas, são banheiras antigas e clássicas. Que tal adotá-la em seu banheiro além de deixá-lo todo branquinho?

Outra cultura francesa é colocar as banheiras nos quartos! Gostou da ideia?

Dica 8: Esbanje nos Lustres de Cristal

Não podemos deixar de citar os famosos lustres de cristal, afinal estamos falando da cidade-luz!

Então, se você apostar nos lustres não estará errando em sua decoração, já que eles são  inspirações dos luxuosos castelos europeus.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *