Guia definitivo para escolher um imóvel na Serra

Já pensou em morar em Petrópolis? Aposto que sim já que você está aqui lendo esse artigo. Se você pensa em morar por aqui na Serra do Rio de Janeiro e não sabe como analisar suas opções de imóveis chegou ao lugar certo! Se você é nascido e criado aqui e está procurando dicas sobre como encontrar o imóvel ideal na Serra, também chegou ao lugar certo.

Como escolher um imóvel na serra de Petrópolis Rio de Janeiro?

  • Analise o clima do Endereço dos imóveis

Você pode não conhecer exatamente o bairro daquele imóvel super bonito que você viu na internet, mas é fácil imaginar-se naquele bairro. E a primeira coisa que você vai precisar saber para isso é descobrir o clima de lá predominante durante o ano.

Paisagem das montanhas da Serra de Petrópolis, RJ, com neblina.

Alguns bairros da cidade de Petrópolis, por exemplo, costumam ser um pouco mais quentes do que outros. Os bairros de Itaipava, Nogueira, Correas, Araras, Samambaia, Bom Sucesso e outros, possuem temperaturas 5 graus a mais do que os outros bairros mais centrais de Petrópolis durante o ano todo, por exemplo. São bairros com um clima mais seco, com bastante sol durante o dia e umidade baixa. O verão nesses bairros é muito quente e seco, mas em compensação, o inverno é mais ameno e com menos chuvas.

Já os bairros do Quitandinha, Taquara, Siméria, Alto da Serra, São Sebastião, Mosela, Moren, Bingen, Quarteirão Ingelheim e outros, são um pouco mais frios, úmidos e possuem aquela tradicional neblina serrana. Durante o verão esses bairros ficam bem quentes durante o dia, mas suas temperaturas mais amenas fazem do verão uma estação mais tranquila para se curtir com noites agradáveis. No inverno esses bairros possuem dias e noites lindas com paisagens estonteantes da natureza de mata mais fechada mas com temperaturas bem baixas e possibilidade de neblinas mais densas.

Se você prefere lugares mais quentes no seu dia a dia mas que continuem sendo mais frios que o Rio de Janeiro, é melhor buscar um imóvel nos primeiros bairros citados que são mais quentes.

 

Analise o tipo de imóvel: casa ou apartamento?

Como escolher um imóvel na serra de Petrópolis Rio de Janeiro?

A cidade de Petrópolis possui muitas oportunidades imobiliárias de todos os tipos, mas alguns bairros da cidade já estão tomados por imóveis e não tem mais espaço de crescimento geral. Portanto ao responder essa pergunta você automaticamente começa a restringir suas opções.

Condomínio Lagos de Itaipava, Itaipava, Petrópolis, RJ.

Caso você busque uma casa dentro de um condomínio, por exemplo, é um desafio ainda maior. As melhores opções de imóveis em condomínios são de apartamentos pois além de ter mais oportunidades na cidade eles são um bom investimento imobiliário de custo mais baixo.

 

Terreno ou imóvel? Dentro ou fora de condomínio? 

Aproximadamente de uns 10 anos para cá foram construídos muitos condomínios na região serrana, com diferentes valores de investimento, com conceitos que buscam facilitar o seu dia a dia trazendo diversas opções de lazer, bem-estar e segurança.

Isso porque as características dos grandes centros, principalmente do Rio de Janeiro, como aumento dos índices de violência, caos e tráfego urbano começou a abalar profundamente a tranquilidade de seus moradores. A grande maioria deles, começou a buscar outras opções de moradia em busca da melhor qualidade de vida. E assim cresceu o número de investimentos em Petrópolis na construção de imóveis e condomínios fechados.

condomínio de casas e apartamentos ou construir um imóvel comprando um terreno

Apesar do grande crescimento imobiliário que se mantém até hoje, ainda não existe um número tão grande de condomínios. Se você gosta desse tipo de imóvel é interessante começar a procurar os melhores custos/benefícios aliados ao local de preferência.

As condições de pagamentos facilitadas e valores mais baixos tem que ser muito bem analisados também. Por exemplo, na Lagos, você pode dar o seu imóvel como parte do pagamento no novo, o que facilita muito a negociação.

A Lagos possui vários condomínios temáticos de acordo com a preferência de seus clientes, por isso entendemos verdadeiramente que as pessoas que gostam das vantagens de se morar em um condomínio dificilmente vão se adaptar facilmente a outros tipos de imóveis apenas em terrenos.

Imóvel Lagos de Itaipava ingelheim Executive, Petrópolis, Rio de Janeiro.

Conheça as lojas e comércios no entorno do imóvel

Busque saber como e onde é o comércio local, a qual distância fica um supermercado, farmácia e padaria, por exemplo. Em Petrópolis a maior parte do comércio fica no centro da cidade. Mas alguns bairros possuem bons comerciais em detrimento de outros bairros. E, cá entre nós, em uma urgência familiar, esse pode ser uma problemática.

Centro de Petrópolis, próximo da maior parte dos bairros da cidade e com um grande número variado de comércio local.

Pense em como seria o seu dia a dia ao morar naquele bairro. Quanto tempo de distância você passaria a percorrer de carro? Se tiver filhos, qual a distância da creche ou escola mais próximas? Tem muito trânsito diário naquele bairro? É um local conhecido por ser seguro? Essas são importantes perguntas que você deve fazer a si mesma e responder se toparia no seu dia a dia ou não.

 

Patrimônio cultural e a natureza local

Imóvel tombado de Petrópolis, RJ. Casarão Sampaio.

Alguns imóveis e terrenos na Serra são tombados pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional. Por isso, não se pode fazer obra de mudança estrutural desses locais e outras limitações. Tenha isso em mente e pergunte para seus corretores na hora de analisar um imóvel.

Terrenos também podem ter impedimentos de retirada de árvores devido a leis de preservação da natureza local, também é importante estar atento a isso e buscar as informações com seus corretores.

Centro de Petrópolis, Rio de Janeiro. Serra dos Órgãos, serra carioca.

Trânsito local e atalhos

Na cidade não há uma preocupação latente com o trânsito local, mas algumas localidades possuem horários de congestionamentos que aumento o tempo do seu trajeto para casa de 20 minutos a 1 hora. Para muitos cariocas isso não é nada, mas pode ser que esse seja um fator decisivo para você.

Ao morar em Itaipava, por exemplo, não há problemas gerais com trânsito local, porém, se você quiser ir para o centro de 17h ás 18h30 está arriscado a pegar vários pontos de tráfego intenso até o caminho. Da mesma forma do Quitandinha ao centro ou do centro para diversos outros bairros, nesses mesmos horários, você poderá pegar pontos de congestionamento.

Mas não desanime. A cidade é cheia de atalhos que auxiliam muito os moradores e que em um simples bate papo com o seu corretor ou com o dono da padaria você fica conhecendo facilmente. São tantos que não vamos nos estender por aqui, mas se quiser saber algum deles é só comentar aqui embaixo que falamos pra você. 😉

Centro histórico e turístico de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Quer mais dicas e orientações? É só procurar um dos nossos corretores através dos telefones e contatos abaixo ou deixar o seu comentário aqui embaixo! E ai? Pronto para buscar o seu novo lar na Serra?

Envie um e-mail para gerenciacomercial2@lagosdeitaipava.com.br ou ligue para  (24) 2291-2080. Stand de vendas: Estrada do Samambaia, 406 – Samambaia – Petrópolis – RJ

15 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *